Os chás verdes

Os chás verdes

Eles são saudáveis….

Por: Priscila Gorzoni

Foto por Pixabay em Pexels.com

Algumas pesquisas demonstram que o chá é a segunda bebida mais consumida, depois da água. Existem uma infinidade de estudos feitos a respeito de seus benefícios e tratamentos de saúde. Os chás mais usados terapeuticamente, são os verdes e os brancos. As nossas avós estavam certas quando nos davam chás para melhorem os resfriados e as gripes

O chá é a bebida mais consumida mundialmente, e por isso, desde a origem da humanidade, a natureza serve de base para a alimentação e a saúde das sociedades.

Sabemos que o uso de folhas e plantas nos tratamentos de saúde é tão antigo quanto a humanidade.

Há mais de 3000 anos a.C. os chineses já faziam uso de chás com as plantas medicinais.

Assim como os egípcios, assírios e hebreus, desde 2300 anos a.C., faziam uso dessa bebida, e cultivavam plantas como medicamentos para cura de várias enfermidades.

Entre 460-375 anos a.C. o valor terapêutico das plantas tornou-se conhecido por meio da obra “Corpus Hipocratuem” de Hipócrates. Nela eram indicadas cada enfermidade e os tratamentos adequados através dos chás com as plantas.

Dioscórides, no começo da Era Cristã, listou em seu tratado “De Matéria Médica”, mais de 500 remédios de origem vegetal, indicando o seu valor terapêutico.

Na Idade Média, na Europa, os druidas e curandeiros mantinham em segredo a formulação de várias poções curativas preparadas à base de plantas medicinais.

Esses povos não estavam tão errados em suas constatações da eficácia das folhas e as suas atuações na saúde.

Foto por Vicky Tran em Pexels.com

As pesquisas e os chás

Pensando no consumo mundial dos chás, os pesquisadores do mundo inteiro desenvolvem os mais diversos estudos para comprovarem a sua eficácia na saúde, e a presença de vitaminas e minerais.

Entre elas está a pesquisa realizada pelo King’s College de Londres. Ela afirma que beber uma xícara de chá por dia reduz em 44% o risco de infarto.

Segundo os pesquisadores, os benefícios vêm das substâncias encontradas na bebida, como os flavonoides, que são antioxidantes e auxiliam no combate às doenças cardiovasculares. “O chá verde é até o momento o mais estudado no mundo ocidental, devido principalmente à sua ação termogênica, mas suas propriedades vão além. Ele tem ação antioxidante, vasodilatadora e anti-inflamatória pela presença de substâncias chamadas polifenóis e flavonoides”, exemplifica a nutricionista Andréia Guarnieri.

Na opinião de John Folts, especialista no estudo de flavonoides no coração da Universidade de Winsconsin beber uma xícara pode ser pouco, pois pesquisas em cachorros mostraram que seriam necessárias seis.

Entretanto, a revista médica “American Journal of Clinical Nutrition” dos Estados Unidos publicou uma pesquisa holandesa, que acompanhou o consumo de 1,5 xícara de chá preto por dia em 4.807 em adultos por sete anos e constatou a diminuição pela metade dos riscos de infarto do miocárdio, isso pela presença dos maravilhosos flavonoides.

Antioxidantes

Atualmente, os pesquisadores descobriram que, os chás contêm centenas de compostos, incluindo vários flavonoides, um tipo de substância química com poderosas propriedades antioxidantes. “Os flavonoides e polifenóis melhoram a circulação devido à uma ação vasodilatora, promovendo uma maior elasticidade da pele, reduzindo o ressecamento e a descamação. Vale lembrar que seu consumo não está recomendado para mulheres grávidas, crianças e pessoas com hipertensão”, aconselha a nutricionista.  

Andréia explica que o chá verde também possui um fitonutriente da família dos polifenóis chamado Epigalocatequina galato. “É a substância que lhe confere ação antioxidante, mais potente do que as vitaminas C e”, lembra a nutricionista.

Não só elas, mas a presença das catequinas, que é uma subclasse de flavonoides,

Responsáveis pelo sabor e diversos outros benefícios da bebida. “Para manter sua função terapêutica, cada chá deve ser preparado de forma específica. Por exemplo, o chá de tomilho deve ser macerado, já o chá de sálvia deve passar pelo processo de tisana”, explica Patrícia Cruz, nutricionista.

Uma menor ou maior concentração desses compostos na bebida depende do processamento das folhas.

Para preparar o chá preto, as folhas secas são esmagadas para liberar as enzimas, que reagem com as catequinas durante algumas horas, para produzir as alterações na cor e no sabor.

Já o chá verde, não passa por esse processo. Ele é colocado no vapor para interromper qualquer atividade enzimática.

No dia a dia, os chás podem ser utilizados como estimulantes, pois apresentam cafeína, além de fornecerem carboidratos simples se forem ingeridos com açúcar ou mel.

A hidratação pode ser feita a base de chás também, porém há de ser levado em consideração tipo de desgaste e o cotidiano de cada pessoa.

As pesquisas

Existem diversos estudos específicos sobre os aspectos positivos dos chás para a saúde.

Doenças cardíacas: Os oxidantes presentes no chá podem explicar por que as pessoas que o bebem têm menor probabilidade de morrer de ataques cardíacos. Os antioxidantes previnem a oxidação do colesterol, ao não permitir que grudem nas paredes das artérias.

Derrame: Um estudo verificou que o risco de sofrer um derrame foi reduzido em aproximadamente 70% dos homens que bebiam cinco xícaras de chá preto por dia. Outro, o de que o risco era reduzido em 45%, em homens e mulheres, que bebiam uma ou mais xícaras de chá por dia. Os flavonoides podem proteger contra os derrames.

Há diversos tipos de chá…

  • Tisana: quando a água começa a ferver é adicionado a erva. Ferve-se por mais alguns instantes e o líquido fica em repouso, depois coa-se.
  • Infusão: neste chá, a erva não sofre cozimento. Coloca-se a água fervida sobre a erva e o líquido permanece em repouso e depois coado.
  • Decocção: este método é indicado para ervas que exigem cozimento mais demorado para que suas substâncias sejam ativadas.
  • Maceração: a erva fica de molho por 10 a 12 horas em água fria (folhas, flores e sementes) e 16 a 18 horas (hastes, cascas e raízes). Passando este tempo o chá está pronto.

Os cuidados

O chá não deve ser guardado por muito tempo. Um ano após ter sido colhido, atinge o máximo em aroma, mas em seguida começa a perdê-lo.

O chá pode ser servido de várias maneiras: a infusão pura; com açúcar, com um pouco de limão (pedaços ou suco), com leite, com mel ou com bebidas alcoólicas (rum, conhaque, uísque). Pode ser usado gelado como refresco.

Fonte: Andréia Guarnieri, nutricionista.

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