Gastronomia: O poder dos sucos

Gastronomia: O poder dos sucos
Foto por PhotoMIX Company em Pexels.com
Foto por Ylanite Koppens em Pexels.com

Os sucos de frutas, eles são poderosos….

Os sucos de frutas…

Segundo a trofoterapia, uma terapia alternativa que promove a cura por meio dos alimentos, as frutas, verduras e legumes são especialmente ricos em determinados componentes, o que os indicam para determinados problemas de saúde. As frutas cítricas: laranja, toranja, limão e lima são poderosos na prevenção de gripes, resfriados, entre outros problemas.

Comer frutas e beber sucos de frutas, além de ser muito gostoso, nos ajuda a manter o organismo forte e em dia…

Ricas em vitaminas C, A, ácidos graxos, fósforo, potássio, ferro, retinol e cálcio, as frutas são ótimas fontes de rejuvenescimento, relaxamento e ativação da pele e dos cabelos.

Sem falar da presença de vitaminas e vários ácidos, como o ascórbico. Ele é um dos grandes antioxidantes e neutralizante da ação dos radicais livres, que é um dos maiores rivais da juventude.

São compostas basicamente de 80% de água, frutose (açúcar da fruta), vitaminas A, C, do complexo B e alguns sais minerais como fósforo, sódio, potássio, boro, que ajudam no bom funcionamento do organismo. Além de acelerar a cicatrização, evitar a fadiga, fraqueza generalizada, melhorar a insônia, estimular o intestino e ativar as funções gástricas.

Cada fruta um poder….

Foto por Pixabay em Pexels.com

Laranja

A laranja nasceu na Indochina, no sul da China e o seu nome surgiu do sânscrito “naaranga”, transformado depois para “naranja” na Arábia. Composta de retinol, tiamina, riboflovina, ácido ascórbico (vitamina C) e alguns minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Ela apresenta mais de nove variedades cada uma com diferentes concentrações de nutrientes. A laranja possui o antioxidante glutationa, que é um antagonista da doença e é muito utilizada nos casos de enxaqueca e diminuir a febre.

Foto por Michael Kucharski em Pexels.com

Maracujá

O exótico e nativo maracujá teve a sua origem na América Tropical. O maracujá ajuda a tratar, ansiedade, depressão, epilepsia e erisipela, insônia, inflamações na pele e tensão nervosa. A a presença de vitaminas A, C e os ácidos graxos contidos no passiflora edulis, o comum maracujá amarelo pode render benefícios para a saúde e beleza da pele e dos cabelos.

Foto por Pixabay em Pexels.com

Uva

Foi na Grécia, que a poderosa uva ganhou destaque fazendo parte das festas e rituais gregos. No entanto foram os europeus, os primeiros a perceberem o seu poder em vitaminas, fibras e minerais. As uvas também são ótimas, elas possuem pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, C, sais minerais como o ferro, cálcio e potássio. Por isso elas estimulam as funções do fígado e aceleram o ritmo das concentrações cardíacas.

Foto por Element5 Digital em Pexels.com
Foto por alleksana em Pexels.com

Mamão

Já o mamão também contém grandes quantidades de sais minerais como o cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, vitaminas A, C e substâncias que auxiliam no bom funcionamento digestivo. Do outro lado a saborosa manga é uma boa fonte de vitamina A, C, complexo B, ferro e é indicada para pessoas que retenham líquidos.

Foto por Dana Tentis em Pexels.com

Morango

O morango é forte em ferro, por isso auxilia na cura da anemia. Também é antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células. Segundo a nutricionista os morangos são bons para os tratamentos de gota, reumatismo, bronquite, auxilia na capacidade respiratória pelo a presença de vitamina C.

Foto por Anete Lusina em Pexels.com

Maçã

Até os dias de hoje não se sabe, ao certo, quando e onde se originou a macieira. Entretanto, ela é a fruta que engloba a maior quantidade de variedades conhecidas entre 5 e 20 mil. A maçã possui quantidades razoáveis de vitamina A e C, sais minerais como cálcio, fósfora e ferro que atuam combatendo o estresse físico e mental.

Foto por Daria Shevtsova em Pexels.com

Banana

As bananas não ficam atrás por suas vitaminas e sais minerais apresentam fácil digestão e são ótimas para os problemas de úlcera. Ela estimula a proliferação das células e do muco, que formam uma barreira forte entre a parede do estômago e o ácido corrosivo. Estudos demonstram que a banana evita em 75% a ulceração na mucosa.

Foto por Polina Tankilevitch em Pexels.com

Abacaxi

Os abacaxis são ótimos, pois possuem uma enzima proteolítica chamada bromelina, com ação expectorante e analéptica (tônica muscular). Além disso, a fruta possui alto teor de vitamina C, rico em celulose é perfeito para o bom funcionamento intestinal. Ele possui uma substância chamada bromelina, que auxilia na digestão.

Consultora: Patrícia Cruz, nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *